Tente imaginar uma vila paulistana, no tranqüilo bairro de Higienópolis, rodeada de casas, um pátio interno central com grandes mesas postas numa tarde de sábado para servir um convidativo almoço. Conseguiu visualizar? Este é o cenário onde está instalado uma das nossas preciosas dicas para os finais de semana de verão, o restaurante Sal Gastronomia.
A antiga vila descrita deu lugar às modernas casas agora com novas utilidades. Por lá, uma delas abriga a galeria de arte contemporânea Vermelho e numa outra um dos principais restaurantes da nova safra de estabelecimentos, que oferecem a chamada cozinha contemporânea. O Sal Gastronomia tem reunido turmas de diferentes tribos que se sentam para provar dos pratos preparados pelo jovem chef Henrique Fogaça.
Discípulo de Alex Atala e repleto de tatuagens como o estrelado chefe com quem trabalhou, Fogaça assim como Atala é também um adepto dos ingredientes da culinária brasileira e da sua cozinha saem deliciosos pratos como o atum com arroz negro e pupunha, o ceviche de prego, o ragú de javali com nhoque de mandioquinha com broto de beterraba, pratos responsáveis por o elegerem como o chef revelação 2008/2009, pela revista Veja São Paulo.
Voltando ao quesito dica de programão para o verão, o lugar é uma excelente pedida para reunir uma turma de amigos na tarde de sábado. Enquanto você espera por uma mesa no pátio – caso não tenha feito reserva – aproveite para conferir a exposição em cartaz na Galeria Vermelho. Ah, outro ponto positivo do lugar, você pode levar seu cãozinho para lhe acompanhar, já que ali ele será bem-vindo.
Só mais duas coisinhas para a sugestão ficar redonda e você chegar com pose de habituée: não fique sem pedir uma das caipirinhas ofertadas no cardápio e não deixe de dar um pulinho na parte interna do restaurante, para conferir de perto o chef e sua equipe em ação, através da grande parede envidraçada do pequeno restaurante. Mas volte correndo para o lado de fora. É de lá que dá para ver a vida passar e apreciar a tarde quente em boas companhias. Impagável!
Sal Gastronomia:
Rua Minas Gerais, 350 – Higienópolis
Tel: 11 3151 3085
Tags: chef, Henrique Fogaça, restaurante, sal gastronomiafevereiro 22nd, 2010GastronomiaLeia MaisNenhum Comentário
Leave a Reply